Uma biblioteca no centro da Trofa. E esta, hein?

por Silvéria Miranda 0


Bombeiros Voluntários da Trofa
Foto de Maria Irene Peixoto

Embora seja a primeira a dizer que num concelho as actividades (culturais, desportivas e outras) devem ser dispersas geograficamente por forma a atingirem um maior número de pessoas, também é verdade que sou a primeira a queixar-me da localização da Casa da Cultura da Trofa. Não porque não acho que ela deva existir lá, muito pelo contrário, mas sim porque acho que dava jeito ter um outro espaço cultural mais para o centro da Trofa, nomeadamente mais perto de escolas com grande número de alunos, como a Escola Secundária da Trofa ou a Escola EB 2/3 Prof. Napoleão de Sousa Marques.

Posto isto, rejubilei quando vi esta semana este artigo n’O Notícias da Trofa (que já tem um mês, mas que me passou despercebido) relativo à biblioteca existente na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, mais concretamente no espaço Cultural Eng. Hernâni Gonçalves Cunha. Esta biblioteca, que até agora só abria na hora a pedido de quem se deslocasse aos Bombeiros ou por marcação prévia, tem desde Outubro um horário em que se encontra aberta ao público sem ser preciso marcar ou pedir nada.

Para já, o espaço ainda está aberto por poucas horas, mas garanto-vos que vale a pena a visita e que sobretudo os amantes de livros vão adorar folhear alguns livros,tendo em conta que esta biblioteca tem várias edições bem antigas. Para além dos livros, e como podem ver na foto do artigo do NT, o próprio espaço permite o estudo e/ou uma leitura sossegada e eu acho sinceramente que nos faltava um espaço destes, onde nos podemos concentrar e ainda trazermos livros emprestados a custo zero.

Se as pessoas visitarem o espaço, se aderirem, talvez se justifique abrir o espaço noutros horários e era até bom que se gerasse um ambiente positivo na Trofa em torno da literatura, com a promoção da doação de livros, com clubes de leitura, com workshops, sei lá, tanta coisa que podemos fazer.

Eu fiquei fã. Agora já só faltam vocês!

Horário:
Terça-feira: 10h às 12h
Quarta-feira: 14h às 17h
Quinta-feira: 10h às 12h
Sábado: 14h às 17h

Local:
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa
Rua D. Pedro V, Trofa

Contacto:
biblioteca@bombeirostrofa.pt
https://www.facebook.com/AHBVT?fref=ts

Silvéria Miranda

Sempre tive como velha máxima que os factos são sagrados e as opiniões livres. Foi com essa premissa que criámos este espaço e é por ela que me rejo em cada palavra que aqui escrevo. Sem qualquer interesse que não o de ajudar a construir uma Trofa melhor, mais justa e apelativa, digo orgulhosamente que sou tanto da Trofa como a Trofa é minha!

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.