Estou a escrever esta crónica no dia 16 de Agosto, dia em que a Igreja Católica celebra o São Roque.
Também na Trofa este Santo tem um lugar de culto a ele dedicado, pelo menos há 400 anos. É no lugar que tem o seu nome, na freguesia de Alvarelhos.
Em tempos remotos ali existiu uma confraria à qual pertenciam os povos da freguesia e arredores. Na véspera da festa em sua honra havia na capela um oficio de seis padres pelos irmãos falecidos. E em alturas de epidemias, peste negra entre outras, faziam-se procissões e rituais para pedir ajuda ao venerado.
Actualmente o recinto pertencente à paróquia está bem tratado, também devido às obras de melhoramento que foram sendo feitas. Nele existem a pequena mas belíssima capela dedicada ao Santo, um coreto e um cruzeiro construído em 1601 (tem portanto 418 anos!). Aproveito a oportunidade para sugerir à Junta de Freguesia que instale três ou quatro mesas e bancos de pedra neste local, como fez e tão bem ficaram noutros locais da freguesia! :) Ainda deste sítio pode ver-se uma bela panorâmica do lado nascente de Alvarelhos e de toda a encosta do Monte de São Gens.
Quem não conhecer pode vir aproveitar a sombra agradável das árvores e apreciar a beleza deste local. E no último fim de semana de Agosto pode vir à festa dedicada ao Santo, que se faz há mais de 50 anos.
Deixo aqui um link para quem quiser saber toda a vida de São Roque ao pormenor: São Roque de Montpellier
Comentários