Apresentação do livro «A história da criação do concelho da Trofa - Contributos» na Casa da Cultura da Trofa

por E a Trofa é Minha 0

O pequeno auditório da Casa da Cultura da Trofa encheu-se para assistir à apresentação do livro "A história da criação do concelho da Trofa - Contributos", do "nosso" professor José Maria Moreira da Silva. Apesar do inicio de tarde solarengo, ideal para passeios pelos parques da cidade ou para a "fiscalização" da obra da Alamada da Estação, muitos foram aqueles que responderam ao nosso repto e marcaram presença na Casa da Cultura da Trofa. 

A Câmara Municipal da Trofa fez-se representar pelo Dr. Artur Costa, curiosamente um dos personagens da história relatada pelo professor, ou não fosse Artur Costa o mais antigo funcionário da autarquia, numa sessão que contou também com a presença da presidente da Assembleia Municipal, Dra. Isabel Cruz, para além dos repetentes José Maria Moreira da Silva e João Mendes, respectivamente autor do livro e do prefácio do mesmo, ambos autores deste blogue.

Durante a sessão, abrilhantada pelo momento musical oferecido pela Muro da Abrigo, IPSS para a qual reverte o lucro da venda dos livros, foram também visualizadas algumas imagens transmitidas em 1998 pelas principais cadeias televisivas portuguesas, sobre esse grande feito que foi ir a Lisboa buscar o concelho. Na sala estavam, para além do professor, dois outros "pais fundadores" do concelho da Trofa, José Luís Reis e Manuel Silva, devidamente homenageados com uma unânime salva de palmas. 

Findadas as apresentações dos quatro elementos da mesa, seguiu-se uma sessão de autógrafos do autor e um Porto de Honra, que se prolongou até bem perto das 18h, e onde se falou da Trofa, de liberdade e independência, do metro e de outras "trofadas". Uma bela tarde para quem esteve presente, mais uma grande honra para este blogue onde as crónicas que agora dão forma a este livro foram originalmente publicadas.

Ficam algumas fotos da sessão, da autoria do "nosso" Diogo André Costa e do Hermano Martins, do jornal O Notícias da Trofa. A todos os presentes, mas também a todos os que, não podendo estar connosco, ajudaram a divulgar esta iniciativa, o nosso muito obrigado. Juntar a nossa história comum, a cultura e a solidariedade numa só tarde é um grande privilégio. 

Até á próxima!

 

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.