Sabe tão bem fazer o bem!

por José Maria Moreira da Silva 0

Depois do êxito, que constitui a sessão de lançamento do nosso livro “A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO CONCELHO DA TROFA – CONTRIBUTOS” efetuado no passado dia 12 de novembro de 2016, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Muro, que contou com a presença de numerosos trofenses que quiseram estar presentes, incluindo muitos membros da Comissão Promotora do Concelho da Trofa é chegado o momento de se fazer a apresentação na Cidade da Trofa.

A sessão será abrilhantada com vários momentos de animação musical, idênticos à sessão de lançamento e vai decorrer no próximo dia 18 de fevereiro de 2017 (sábado), às 15h 30m, na emblemática Casa da Cultura da Trofa.

As receitas da venda do livro (10€) revertem na totalidade a favor da Associação “Muro de Abrigo”, uma IPSS ao serviço dos mais frágeis, que está quase a festejar o seu 12º aniversário e vai começar, muito em breve, a construir a sua sede social.

Este ato altruísta fica a dever-se ao blogue “E a Trofa é minha”, provavelmente um dos blogues mais lidos pelos trofenses. O autor, José Maria Moreira da Silva, ofereceu ao blogue e o blogue ofereceu à Associação “Muro de Abrigo”. E, assim, se fez uma cadeia solidária, a favor de uma Instituição, que tem feito um excelente trabalho, em prol dos mais necessitados do nosso Concelho.

Na história da Trofa, o período que antecedeu a criação do Concelho foi um tempo de luta por uma emancipação mais que justa. Talvez tenha sido o período mais profícuo história da Trofa. Mas também foi o período em que o «trofismo» esteve mais arreigado nas nobres gentes, deste mais novel Concelho do país, o Concelho da Trofa!

Os episódios transcritos no referido livro são uma recolha de Crónicas adaptadas, que foram publicadas nos últimos tempos, no blogue “E a Trofa é minha”. Tudo começou com um repto lançado pelo João Pedro Costa (um dos responsáveis do blogue) e pelo João Mendes (cofundador do blogue), que o autor aceitou com agrado e que originou a edição do livro.

Estes Contributos são considerados pelo autor um dever cívico, para com a sociedade, para com os trofenses que entende que mereciam, e para com a História que estava carente, e bem precisava destes seus conhecimentos.

O autor fez parte integrante da Comissão Promotora: pertenceu à Comissão Executiva; ao Secretariado e ao Secretariado Permanente. Também foi o Coordenador da jornada gloriosa, que vai ficar na História como o dia da “Ida a Lisboa Buscar o Concelho”. E que grande jornada gloriosa!

Estão todos convidados a marcarem a sua presença na referida sessão de apresentação do nosso livro, que se vai realizar no dia 18 de fevereiro de 2017 (sábado), às 15h 30m, na Casa da Cultura da Trofa.

Marcar presença nesta iniciativa cultural é também um ato de pura solidariedade. Sabe tão bem fazer o bem!

José Maria Moreira da Silva

A liberdade é muito mais que uma simples escolha; ela alimenta os sonhos dos que não têm medo ou preguiça de sonhar. É a possibilidade de usar a razão, em concordância com o nosso pensamento.

Quero aproveitar este espaço de liberdade, para ser livremente livre naquilo que penso e escrevo, sem qualquer tipo de medos ou amarras.

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.