Melhorar a segurança dos jovens estudantes

por Diogo André Costa 0

Diariamente passam vários veículos na rua em frente à Escola Secundária da Trofa, uns em direção à Estrada Nacional N14 (Trofa - Maia) e outros à N104 (Trofa - Vila do Conde).

Circulam também vários veículos pesados, autocarros e camiões, e aqui começam os problemas... Nesta rua passam dois pesados com muita dificuldade um pelo outro devido aos vários carros estacionados junto ao passeio do lado oposto à Escola Secundária.

Os culpados são quem estaciona naquele local? Provavelmente não, porque aqueles lugares são necessários e não existirão outros locais de estacionamento alternativos. A minha sugestão passa então por tornar esta rua de sentido único, sendo o sentido da N104 para a N14. Com esta mudança teremos, assim, a possibilidade de alargar os passeios, pois afinal de contas a Trofa é uma cidade de passeios largos e os jovens devem ter espaço para caminhar e circular em segurança. Esta, sim, é uma situação onde faz todo o sentido haver passeios largos!

 Os estacionamentos encostados aos passeios, passariam então a ser verdadeiros estacionamentos, deixariam de existir os tão odiados congestionamentos e os perigos contantes diminuiriam, bem como a circulação de veículos pesados.

Não seria esta uma boa oportunidade para a requalificação desta rua, que já conta com vários estragos nos passeios e na estrada?

Devem estar a perguntar-se agora «e então onde passa a ser feito o atravessamento da N14 para a N104?» A melhor solução seria a passagem do trânsito na rua por trás da Escola Secundária, passando pela Rua Américo Campos e depois pela Rua Heliodoro Salgado.

Esta é uma rua atualmente pouco movimentada, em relação à atualidade da Rua da Escola Secundária e que suportará bem a passagem de trânsito. Aliás, esta rua já é de apenas um sentido, não havendo mudança alguma de sinais ou do sentido do trânsito.

Ficariam ambas as ruas favorecidas e era feita a divisão do congestionamento, ou mesmo a extinção do congestionamento existente.

E, principalmente, zelar-se-ia pela segurança dos transeuntes, muito particularmente das muitas centenas de crianças e jovens que diariamente circulam por esta rua de acesso à Escola Secundária da Trofa.

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.