9º - As alterações da Comissão Promotora originadas pelas eleições autárquicas de 1997

por José Maria Moreira da Silva 0

No dia 24 de julho de 1997 tinha sido criada a Vila do Coronado, constituída pelas Freguesias de S. Mamede e S. Romão do Coronado. As eleições autárquicas estavam próximas, pois estavam marcadas para o dia 14 de dezembro de 1997 e a Comissão Promotora tinha decidido não realizar reuniões ordinárias em tempo de períodos eleitorais. A ansiedade era muita elevada, em virtude de se desejar alterações nas freguesias da Vila do Coronado, mas também para se ver como decorreriam as eleições para a Câmara Municipal de Santo Tirso.

Um dos candidatos à Câmara Municipal era o trofense, deputado da Nação e social-democrata Bernardino Vasconcelos, que um ano antes, no decorrer do almoço da sessão solene da inauguração da sede da Comissão Promotora deu uma entrevista ao Jornal “A Voz da Trofa” e entre várias questões foi-lhe colocada, pela diretora do jornal, Márcia Oliveira, a seguinte pergunta: «se ganhar as eleições o que acontecerá à criação do Concelho da Trofa?», ao que respondeu ipsis verbis: «se eu ganhar as eleições, comigo a Presidente da C. M. de Santo Tirso, a Trofa não terá necessidade de ser Concelho!». A luta pela criação do Concelho da Trofa, muito antiga, nunca foi por questões de pessoas, ideologias, retaliações ou outras. Foi sempre por questões históricas e sociológicas. Por isso é que foi um projetor ganhador; por isso é que foi criado o Concelho!

Mas foi o socialista Joaquim Couto que ganhou de novo as eleições e reeleito Presidente da C. M. de Santo Tirso. No seu mandato fez tanto mal às 8 freguesias que vieram a constituir o Concelho da Trofa, que sem o querer transformou-se num dos maiores «aliados» da criação do Concelho. Aumentou o número de trofenses que se aliaram à causa da criação do Concelho irritados pela retaliação que vinha de Santo Tirso. Sentiu-se nas fortes adesões às iniciativas que se levaram a efeito. Quanto aos resultados eleitorais na Vila do Coronado houve um «vendaval favorável à criação do Concelho», que teve os seguintes resultados: os sociais-democratas: Modesto Torres e Jaime Moreira foram eleitos, respetivamente Presidente da Junta de Freguesia e Presidente da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado; os socialistas: Guilherme Ramos e Joaquim Cruz foram eleitos, respetivamente Presidente da Junta de Freguesia e Presidente da Assembleia de Freguesia de S. Romão do Coronado. Todos aderiram à Comissão Promotora, embora Guilherme Ramos veio mais tarde a demitir-se de Presidente da Junta de Freguesia de S. Romão do Coronado, por se sentir revoltado contra prepotências de outros eleitos da sua autarquia. Isso colocou «um grão de areia na engrenagem» da criação do Concelho. Nas outras freguesias, os Presidentes de Junta e de Assembleia passaram a ser os seguintes: Alvarelhos, os sociais-democratas Joaquim Oliveira e Victor Azevedo; Covelas, os sociais-democratas Fernando Moreira (reeleito) e Manuel Martins; Guidões, os socialistas Bernardino Maia e Aires Ferreira; S. Martinho de Bougado, os sociais-democratas João Sá e Amadeu Pinheiro; Santiago de Bougado, os sociais-democratas Manuel David Ramos e Daniel Figueiredo (reeleito); O MIM - Movimento Independente do Muro voltou a ganhar as eleições e José Maria Moreira da Silva e Manuel Assunção Maia foram reeleitos Presidente da Junta de Freguesia e Presidente da Assembleia de Freguesia do Muro. Todos integraram por direito próprio a Comissão Promotora.

Na próxima Crónica será dado a conhecer o papel da comunicação social antes de a Comissão existir e o autor do símbolo da bandeira da Comissão Promotora, que depois foi adotado para símbolo do Município da Trofa.

José Maria Moreira da Silva

A liberdade é muito mais que uma simples escolha; ela alimenta os sonhos dos que não têm medo ou preguiça de sonhar. É a possibilidade de usar a razão, em concordância com o nosso pensamento.

Quero aproveitar este espaço de liberdade, para ser livremente livre naquilo que penso e escrevo, sem qualquer tipo de medos ou amarras.

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.