Trofa promove campanha de adoção de animais do Canil Municipal

por João Mendes 0

No início de Dezembro de 2014, escrevi uma série de três crónicas onde procurei analisar o primeiro ano de mandato da coligação Unidos pela Trofa, baseadas no programa de 2013, naquilo que foi acontecendo ao longo do ano e num interessante vídeo, mandado produzir pelo executivo para mostrar às pessoas que estava a fazer aquilo para que é pago: trabalhar. A primeira crónica dedicou-se a esmiuçar o conteúdo do vídeo ao passo que a segunda procurou debruçar-se sobre aquilo que tinha ficado de fora do dito conteúdo. Logo no primeiro ponto, uma daquelas situações que determinados seres do contra fazem de conta que não existem, fiz alusão ao grande trabalho que considero que vem sendo feito por este executivo no que toca à gestão do canil municipal:

1. O Canil Municipal: o canil municipal, estrutura que tive a oportunidade de visitar ainda no tempo do anterior executivo, sofria de enormes limitações, quer estruturais quer organizacionais. No primeiro ano deste executivo foram realizadas obras de requalificação no espaço, que lhe deu nova vida e foi criada uma ligação directa no novo site da CMT que permite saber muito mais sobre a actividade desta instituição e que inclusive permite ver os amiguinhos de 4 patas que lá vivem, para aguçar o apetite pela adopção. Foi, no meu entender, uma medida simples mas tremendamente importante;

Regresso hoje a este tema, que me toca particularmente, para dar a conhecer aos leitores do ...e a Trofa é Minha que a Câmara Municipal da Trofa está a promover uma campanha de adopção de animais abandonados, em parceria com o Canil Municipal. Segundo a página da CM da Trofa, durante os anos de mandato da coligação Unidos pela Trofa foram adoptados cerca de 600 animais, um número que na minha opinião revela, uma vez mais, o excelente trabalho que vem sendo feito nesta área e ao qual aludi no final de 2014. A acção prolonga-se até ao final do ano e conta com o apoio da Associação Um Animal, Um amigo - AUAUA, uma associação que tem feito um enorme e inexcedível trabalho pelos animais abandonados, e do Grupo Soja de Portugal.

De forma a potenciar os resultados desta campanha, caso decida adoptar um animal adulto, os promotores da acção oferecem a colocação de microship, a vacina contra a raiva, a castração no caso de se tratar de uma fémea e uma aula de treino de obediência. Motivos mais que muitos para visitarem o Canil Municipal e voltar para casa com um novo amigo de quatro patas. E mesmo que não seja essa a vossa intenção, porque por algum motivo não o podem fazer, existe sempre a possibilidade de ajudar o canil oferecendo, por exemplo, sacos de ração.

Quem como eu viu o canil num estado lastimável há tão pouco tempo atrás e agora vê o que tem sido feito, só pode estar muito satisfeito. Parabéns a todos os envolvidos e continuem o bom trabalho!

João Mendes

Radicalmente contra todas as formas de instrumentalização dos recursos públicos em função dos apetites partidários e com um apetite insaciável pela desconstrução de mentiras e outros embustes que nos são diariamente oferecidos pelas elites dirigentes, a minha luta é por um concelho da Trofa mais transparente, mais íntegro e no sentido da evolução contínua, onde o poder cuja função é servir-nos pode e deve ser questionado. Das pessoas para as pessoas, sem medo nem clientelas.

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.