De 22 a 25 de janeiro todos ao S. Gonçalo…

por João Pedro Costa 0

As festividades, em honra do mártire S. Gonçalo, realizam-se há mais de um século, na freguesia de Covelas. É considerada a primeira grande romaria do ano e realiza-se no final do mês de janeiro. Este ano, as festividades contam como cabeças de cartaz os cantores Canário e Zé Amaro (dia 23 e 24, respetivamente, ambos os concertos pelas 21h30).

O tempo, que continuará frio, promete dar algumas tréguas em termos de chuva, sendo mesmo espectável um bom dia de sol no domingo. Os romeiros sempre podem fazer-se acompanhar de um guarda-chuva, às costas, como manda a tradição, e dele sempre poderão servir-se como bastões para auxílio da caminhada.

A pé, de bicicleta, de carro ou a cavalo são centenas os que resistem em manter acesa a tradição, muito popular entre os mais velhos, um pouco perdida pelos anos 80 e 90 do século passado e que agora está renascida com muita afluência de gente mais nova! Vale a pena preservar as nossas tradições sendo um momento em que muitos veem Covelas, a freguesia menos populosa do concelho (1536 habitantes, em 2011) a que acresce a menor densidade populacional (92 hab/km²), com outros olhos! Os covelenses sabem sempre ser anfitriões, proporcionando, além da sua mais original tradição religiosa, com missas na igreja matriz e procissão pelas ruas da freguesia, muitas exibições etnográfica e culturais.

Muitos imbuídos pela fé cumprem as suas promessas, gozam momentos de ócio, cantam ao desafio acompanhados pelas concertinas, provam o vinho novo, comem o porco no tradicional cozido da matança ou os rojões a pingar gordura no pão e, depois de bem comidos e bem bebidos, ainda sobra tempo e coragem para uns namoriscos.

A Confraria do Cavalo segue igualmente a tradição e organiza uma romaria até ao S. Gonçalo, com cavaleiros e conjuntos de atrelados, dando uma vivacidade acrescida à romaria. A maior parte destes são oriundos do concelho da Trofa, mas marcam ainda presença muitos outros vindos do Norte do país. O momento serve igualmente para marcar o lançamento e divulgação das atividades hípicas, organizadas por esta associação, na Feira Anual da Trofa, a maior feira agropecuária do norte de Portugal, este ano que se realiza no primeiro fim-de-semana de março, na freguesia de Bougado (São Martinho e Santiago).

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.