1982. Vale do Coronado

por Márcia Pinto 0

Indigno-me com a desonestidade, o aproveitamento sociopolítico, a mediocridade e superficialidade com que se trata dos assuntos da comunidade em geral, em prol dos interesses pessoais. Manifesto-me quando sinto o desprezo pelos assuntos relacionados com os mais desprotegidos socialmente: crianças e idosos. Lema de vida: "Se não tens a oportunidade de fazer grandes coisas, faz pequenas coisas de forma grandiosa".

Sinto-me ligada afetivamente aos comboios, tendo um interesse especial pelas histórias vividas nas viagens. Uma das minhas memórias de infância remonta aos meus cinco anos, quando a minha mãe me ajudou a subir para o comboio e este arrancou no momento em que ela estava a pegar nas sacas das compras. Nesta altura os comboios eram diferentes e o acesso na entrada era difícil. Apesar da choradeira inicial tive o privilégio de ir para a cabine do maquinista, tendo transformado esta experiência numa aprendizagem para a vida: há sempre um lado positivo nas adversidades! Cheguei à estação de São Romão sã e salva, onde tive de aguardar pela minha mãe, um tempo que me pareceu uma eternidade, sentada na base de um relógio enorme que havia na sala do chefe da estação.

Uma vez que me desloco de comboio diariamente há mais de 15 anos, penso que já devo ter ultrapassado as 5000 horas em viagens. No comboio faço amizades, leio, ouço e imagino estórias*, às vezes escrevo. É mais fácil encontrar-me numa dessas viagens do que no Vale do Coronado, mas é saindo do meu lugar que melhor observo a minha terra.

Acredito que o Movimento "E a Trofa é Minha", enquanto plataforma de reflexão livre e independente, proporcionará a devida atenção e defenderá os interesses do Vale do Coronado. Por isso os assuntos por mim abordados serão essencialmente relacionados com o Vale do Coronado para que este não se torne no vale do esquecimento na Trofa.

*estória (inglês story, do latim historia, ae, do grego historía, as, exame, informação, pesquisa, estudo, ciência)
substantivo feminino -  Narrativa de ficção, oral ou escrita. = Conto, Fábula, História, Novela.
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [http://www.priberam.pt/dlpo/estória].

Márcia Pinto

Indigno-me com a desonestidade, o aproveitamento sociopolítico, a mediocridade e superficialidade com que se trata dos assuntos da comunidade em geral, em prol dos interesses pessoais. Manifesto-me quando sinto o desprezo pelos assuntos relacionados com os mais desprotegidos socialmente: crianças e idosos. Lema de vida: Se não tens a oportunidade de fazer grandes coisas, faz pequenas coisas de forma grandiosa.

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.